sábado, 5 de junho de 2021


Encontro em Samarra

Uma fábula contada pela Morte.

Existia um mercador em Bagdá que um dia mandou o seu criado ao mercado comprar provisões, depois de um certo tempo o criado volta branco e tremendo dizendo: — Mestre, eu estava agora no mercado quando levei um esbarrão de uma mulher na multidão e quando eu me virei eu vi que era a própria Morte que havia esbarrado em mim. Ela olhou para mim e fez um gesto ameaçador. Agora, me empreste seu cavalo que vou fugir desta cidade para evitar o meu destino. Vou para Samarra e lá a Morte não irá me encontrar.
O mercador emprestou o seu cavalo e o criado montou e cravando as suas esporras nos flancos do cavalo foi galopando o mais rápido possível.
Então o mercador veio ao mercado e me vendo na multidão veio até mim e falou: — Por que você fez um gesto ameaçador ao meu criado quando você o viu essa manhã?
Aquilo não foi um gesto ameaçador, eu disse: — Foi apenas um momento de surpresa. Eu fiquei espantado em vê-lo em Bagdá, já que tenho um encontro com ele essa noite em Samarra.


W. Somerset Maughan ( da peça Sheppey)
O inglês William Somerset Maugham (1874–1965) foi novelista, contista e dramaturgo. Essa pequena história, inspirada em antiga lenda oriental e tradicionalmente intitulada "The appointment in Samarra", constitui a parte final do drama Sheppey, representado pela primeira vez em 14/9/1933, no Wyndham's Theatre de Londres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente e deixe seu nome e e-mail, aguarde para receber a resposta, por favor. Agradeço sua participação. Abraço.